segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

AULA 5 -


SOFTWARE: HAGAQUÊ - HQ

Na aula de hoje exploramos o software HQ, que consiste num editor de textos para criação de histórias em quadrinhos, possuindo caráter educativo e auxiliando o trabalho em sala de aula.
A origem das histórias em quadrinhos (Hqs) remonta à pintura rupestre da Pré História, portanto uma antiga forma artística. Para Alese Raymond:
“(...) a arte dos quadrinhos é uma forma de arte autônoma. Reflete a sua época e a vida em geral com maior realismo e graças à sua natureza essencialmente criativa, é artisticamente mais válida do que a mera ilustração. O ilustrador trabalha com máquina fotográfica e modelos; o artista dos quadrinhos começa com uma folha de papel em branco e inventa sozinho uma história uma inteira – é escritor, diretor de cinema, editor e desenhista ao mesmo tempo.”
É possível utilizar todo esse potencial tecnológico de forma educacional redirecionando o olhar para um cunho pedagógico onde as crianças produzam a sua própria arte, sendo portanto, autoras de sua obra. Trabalhar com esse software possibilita também o acesso ao mundo letrado utilizando diferentes linguagens para produzir, expressar e comunicar.




2 comentários:

Unknown disse...

Sou Ivete, professora da rede municipal de Foz do Iguaçu,Pr trabalho na Escola Arnaldo isidoro de Lima. Atualmente com sala de recursos e classe especial eu juntamente com meus alunos estamos explorando em sala de aula o software HQ, criando as primeiras historias em quadrinhos.

Juciene oliveira disse...

Oi Fernada parabéns pelo blog adorei mesmo. gostaria de ser sua seguidora !!! grande beijosss