quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

EXPLORANDO OUTROS SOFTWARES

AULA 7 - PARTE I

1- PAINT
Na aula de hoje realizamos a exploração do software Paint; primeiramente criamos um rosto onde cada colega sugeriu um estilo para as partes e depois decorou da sua maneira. Este software é um excelente meio de trabalho; estimula a criatividade, o raciocínio, a coordenação viso-motora... Explore você também o Paint e faça suas próprias descobertas; as crianças vão adorar a proposta de trabalho!!!

2- PAG
Este software trabalha formas geométricas de maneira divertida. A “abelhinha trabalhadeira” monta cenários mostrando as formas, que devem ser encaixadas na figura pré-pronta. Ao fazer a atividade corretamente passa-se a outra fase.
Os ambientes disponíveis são: casa, palhaço, foquete, carro, navio, sala e posto. Com esse programa pode-se explorar as formas, percepção, cores, destreza, associação, persistência...

3- TANGRAM
O presente software é um antigo jogo de quebra-cabeça de origem chinesa. O nome significa “Sete tábuas da Sabedoria”. Consiste num bom recurso para apoio em sala de aula ao trabalhar cores, formas, posições, associação, concentração e criatividade na montagem de cenas. O objetivo do jogo é preencher todo o interior do objeto em branco utilizando as peças.
Ele é composto de sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de tamanhos variados, 1 quadrado e 1 paralelograma.

4- SEBRAN As atividades do software Sebran podem ser desenvolvidas de maneira a estimular a criança da educação infantil a aprender brincando, na medida em que envolve reconhecimento do alfabeto e dos números, leitura e construção da escrita. Neste software você encontra 12 tipos de exercícios diferentes com figuras coloridas e música agradável.

Os jogos são:
1-Quantos: jogo matemático que introduz os números de 1 a 9.
2-Memória: com desenhos.
3-4-5-Somar, Diminuir e Multiplicar: mais específico para crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
6-Memória de palavras: uma carta é a palavra e a outra o desenho.
7-Forca: escolher letras e descobrir a palavra.
8-Chuva ABC: associar as letras do alfabeto que aparecem na tela ordenadamente com as do teclado.
9-Chuva de letra: mesmo sistema do jogo anterior mas neste as letras caem desordenadamente.

10-Aponte a figura: clicar na figura que corresponde à palavra exibida.
11-Primeira letra: oferece 4 letras mas uma é a que completa a palavra.
12-Chuva 1+2: operações de adição aparecem na tela devendo ser resolvidas(mais propício às crianças do ensino fundamental).

2 comentários:

Unknown disse...

olá boa tarde, gostei da forma como trabalha com os alunos muito interessante essa questão da informática, como gostei muito gostaria que me enviasse pro meu e-mail onde posso achar esses jogos pra trabalhar na aual de informática com os meus alunos, concerteza eles iam adorar, se não for muito encomôdo vc me enviar o endereço, sou de itapecuru-mirim,ma trabalho em uma escola particular aqui na educção infantil e fundamental menor. desde já agradeço abraços.

Profª Marlete disse...

Fernanda,
gostei do seu blog. Gostaria de seu endereço eletrônico para enviar alguns comentários e solicitar sugestões.
Tenho também um convite para fazê-la de Mestrado. Conheço a sua cidade - Erechim e moro próximo.

Meu endereço: marlete.outeiro@gmail.com